Chacina de jovens no Jardim Ingá expõe falta de lei no Entorno do DF – TV CMN – Canal Municipal de Notícias
Enviado no dia 07/04/16 12:41:53 - Atualizado em 07/04/16 às 12:41:53
Chacina de jovens no Jardim Ingá expõe falta de lei no Entorno do DF
  • 16
  • 3.630
  • TV CMN

Uma semana depois de o Correio Braziliense publicar uma série de reportagens sobre a alta incidência de homicídio de rapazes negros no DF e Entorno, mais um crime entra para a triste estatística. Entre os mortos, no Jardim Ingá, três eram irmãos, entre 16 e 20 anos

Nos fundos da casa, as marcas da chacina: duas pessoas sobreviveram ao ataque (Foto: Correio Braziliense)

Nos fundos da casa, as marcas da chacina: duas pessoas sobreviveram ao ataque (Foto: Correio Braziliense)

Uma casa humilde na Quadra 351 do Parque Estrela Dalva 9, no Jardim Ingá, bairro de Luziânia, no Entorno do DF, foi cenário de um crime brutal na madrugada de ontem. As marcas de sangue espalhadas por toda a residência são os sinais da execução de quatro jovens — três deles irmãos. No momento dos disparos, seis pessoas estavam no local. De acordo com testemunhas, dois homens suspeitos de terem cometido a chacina teriam chegado ao local, por volta da 1h30, pedindo para entrar, mas as vítimas se recusaram a abrir. Os assassinos arrombaram uma das portas e dispararam contra os seis jovens. Os irmãos Lucas da Costa Magalhães, 20 anos, Mateus da Costa Magalhães, 19, e Luan da Costa Magalhães, 16, além do amigo Lucas Matheus dos Santos (idade não identificada), morreram na hora.

Um quarto irmão que também estava no local teria sido atingido na mão. Ele se fingiu de morto e esperou até que a dupla fosse embora. Depois, saiu e foi até a casa da mãe, que mora perto do local, para pedir ajuda. Outro rapaz que também estava na residência chegou a ser atingido, mas sobreviveu ao ataque. Os dois não deram entrada em nenhum hospital da redondeza e, segundo a polícia, estão desaparecidos.

O delegado-chefe do Grupo de Investigação de Homicídio, Eduardo Gomes, informou que, até o momento, nenhum suspeito foi identificado e que a polícia trabalha com a possibilidade de acerto de contas, motivado por vingança. “Lucas Matheus teria se escondido na casa dos amigos com medo de retaliação por causa de um homicídio que ele teria praticado no domingo. Nós não sabemos onde estão os outros dois que sobreviveram e a família alega que também não sabe do paradeiro”, explica.

A casa onde os seis rapazes estavam fica no Parque Estrela Dalva, região conhecida pelos altos índices de assalto e de tráfico de drogas: vizinhança vive com medo (Foto: Correio Braziliense)

A casa onde os seis rapazes estavam fica no Parque Estrela Dalva, região conhecida pelos altos índices de assalto e de tráfico de drogas: vizinhança vive com medo (Foto: Correio Braziliense)

Violência no Entorno

Um estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que, assim como os três irmãos assassinados, a vulnerabilidade de jovens negros é maior no Entorno. De acordo com a pesquisa Jovens negros e não negros: mortalidade por causas externas na Área Metropolitana de Brasília, nove entre 10 jovens mortos na área metropolitana de Brasília são negros. Entre 2010 e 2012, 818 afrodescendentes entre 15 e 29 anos foram assassinados na Área Metropolitana de Brasília, que inclui o Entorno. No mesmo período, foram 91 óbitos entre os jovens brancos na mesma faixa etária. A maioria dos homicídios teve como causa arma de fogo.

Fonte e foto: Correio Braziliense

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • Kid quero

16 Comentários

  1. Falar que todo negro ta envolvido em coisa errada é racismo!
    Mas falar que das pessoas que estão envolvidas em coisas erradas a maioria é negra, não é racismo é estatística. E comprovada assim como foi publicado na matéria. Se está morrendo mais negros algum motivo tem!
    Agora não são todos que são errados como o Edimmorte falou. Comentário sem noção!

    • primeiro eu não citei que todo negro é bandido, segundo as estátisca é que estão dizendo que morre mais jovens negros, do que branco, terceiro, eu tenho muitos amigos que são negros, e são pessoas de bem, eu acho que pra acabar com a criminalidade envolvcendo mais jovens negros o governo teria que investir em educaçao! não sou eu que estou afirmando isso, são os meios de comunicação!

  2. triste cenário.
    caso tipico de queima de arquivo.
    um só poderia ser o alvos, e os demais coitados deram moradia para quem se envolveu com coisas erradas.
    precisamos de Jesus povo, veja que cada dia piora nossa sociedade.
    esta vida não tem nada de bom a oferecer, saiam da vida de vícios Cristo nos chama a viver em santidade.

  3. Independente de ser negro ou branco.os jovens.tem que acordar pra vida.mudar e encontrar o caminho certo.pois o inimigo está esbaldando as custas deles.pisotiando à mercê deles.pois os jovens tem garra pra lutar vamos juntos com essas famílias que têm jovens nesse mundão de orgias,drogas e crime.rezar pedindo a misericordia de Deus.pois ele sim pode.mudar essa situação.basta pedirmos.e clamar-mos por sua misericordia.PELA SUA DOLOROSA PAIXÃO TENDE MISERICORDIA DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO.

  4. Os caras eram envolvidos com tráfico e roubo, eu vem vcs dizer que falta meu no entorno.
    Código penal e uma lei nacional, se essas Pestes estão morrendo e pq estão procurando..
    Tem que estudar um pouco antes de falar.

  5. PEÇO A DEUS QUE DER FORÇA A ESSA MÃE QUE PERDEU TRÊS FILHOS DE UMA FEZ SÓ! GOSTARIA TANTO QUE OS JOVENS ACORDASSE E MUDASSE DE VIDA ,POIS MUITAS VEZES OS ERROS DELES,ACABAM LEVANDO A VIDA DE INOCENTES!

  6. vao começar com a mesma ladanhinha de sempre,
    falar que só os negros estao sofrendo discriminaçao racista, , na verdade sao eles que se envolvem em coisas erradas, me mostrem um negro que nao esteja envolvido com coisas erradas

      • TV CMN JÁ ESTÁ NA HORA DE VCS BLOQUEAREM ESSE SENHOR AÍ EDIMMORTE, ELE FAZ COMENTÁRIOS MALDOSOS E RACISTAS, ESPERO Q TOMEM ALGUMA ATITUDE.

        • não estou sendo racista de forma nenhuma, tanto faz ,ser branco, mameluco, pardo, o que eu quero dizer é que a maioria dos jovens negroa estão de uma forma ou de outra sendo vitimas de crimes ou cometendo crimes, vamos parar de tapar o sol com a peneira, o que falta em nosso pais é dar mais educação pra esse povo tanto faz ser branco, amarelo, pardo, negro, nós vivemos em uma sociedade, em o certo é errado, e o errado é certo,

    • E mais uma vez “são edimmorte” com seus comentários racistas e sem noção, cuidado, pois seu comentário caracteriza racismo e o mesmo pode ser rastreado pelo endereço IP do seu post pela polícia, e toma, do fundo do meu coração que isso aconteça.

      • nao estou fazendo comentarios racista, só estou, confirmando, o que as proprias pessoas de cor estao sentindo, e outra coisa ao inves da policia ficar me rastreando ela vai é sair por ai prendendo marginais de verdade, e que por sinal aguas lindas está cheia, é branco, é preto, é japones, tem de todo tipó que se possa imaginar, e outra coisa, passe a ver as manchetes policiais e depois voce me critique

Deixe uma resposta