Descaso com a saúde também no SAMU – TV CMN – Canal Municipal de Notícias
Enviado no dia 16/09/16 19:15:19 - Atualizado em 16/09/16 às 19:18:08
Descaso com a saúde também no SAMU
  • 4
  • 2.091
  • TV CMN

 

Onde estavam as viaturas do SAMU no momento do acidente na descida da barragem? De acordo com a denúncia que a TV CMN recebeu, elas estavam baixadas (quebradas) e somente uma estava rodando para atender toda Águas Lindas de Goiás.

Logo após a TV CMN publicar a chamada informando do grave acidente acontecido na descida da barragem, uma pessoa que se identificou como sendo funcionário da Secretaria de Saúde ligou para nossa redação denunciando o DESCASO da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás com o SAMU.

valendo-02

A base em 2013 estava assim

O denunciante se diz indignado ao ver só viaturas do SAMU do DF prestando socorro às vítimas do acidente, isso porque, no momento do acidente, a única viatura do SAMU de Águas Lindas que estava rodando, era uma Sprinter que foi doada pelo CBM-DF para o RESGATE MUNICIPAL, e que foi incorporada na frota do SAMU para servir como (RESERVA TÉCNICA) e que só momentos depois conseguiram consertar uma e colocaram pra rodar.

Perguntado sobre as viaturas que estavam no desfile de 7 de setembro, o denunciante disse que duas delas só foram para o desfile e na segunda-feira já foram para oficina.

Com relação ao acidente, o denunciante afirma que, se as viaturas do SAMU estivessem rodando, o atendimento as vítimas seriam bem mais rápidas do que ter aguardado as viaturas do DF.

Nossa equipe esteve na Base do SAMU, no Bairro Morada da Serra e ouviu alguns funcionários que disseram não poder responder à todas as perguntas e a princípio apenas disseram que uma viatura estava na oficina, mas não souberam explicar porque uma delas estava recolhida em uma cobertura, e a RT-01 estava com um pedaço de pau amarrado na grade da frente. Também nos foi dito que a outra estava rodando, mas com problemas no câmbio e por isso sempre tem que ser levada para oficina.

Em ligação, falamos com o Alan Kardec (coordenador do SAMU) onde negou o teor da denúncia e disse que apenas uma viatura está baixada.  Quando perguntado sobre quanto o SAMU recebe de verba do Ministério da Saúde ele disse que é R$13.000,00 por viatura e R$7.500,00 por moto, mas disse não saber como é aplicada e que essa informação só quem pode dar é o financeiro da Prefeitura.

Perguntado sobre as bases avançadas do SAMU o coordenador disse que a do Setor Santa Lúcia está desativada e que a do Shopping está funcionado sendo a que mais atende ocorrências. Questionado por não termos visto nenhuma viatura na base do Shopping, Alan disse que a viatura tem que estar sempre lá, a não ser que tenha saído para atender a uma ocorrência, mas a informação não condiz com o que apuramos: “três estavam na Base da Morada da Serra e uma na oficina”.

p1240860

p1240835

p1240837

COMENTÁRIO DO REPÓRTER:

A TV CMN tem recebido constantemente denúncias sobre o DESCASO com o SAMU. “Viaturas que quebram até mesmo no momento da remoção das vítimas. Viatura tendo que ser calçada com pedras por estar sem freio de mão e com a porta traseira emperrada. Uma que quebrou a suspensão no momento que ia socorrer uma vítima de acidente, e outras coisas mais. ”

Onde está sendo aplicado a VERBA FEDERAL que a Prefeitura de Águas Lindas recebe do Ministério da Saúde destinada para o SAMU?

Carlos Leal, sem papas na língua.

Reportagem do dia 26/03/2015: Clique Aqui 

 

Reportagem do dia 01/07/2015: Clique Aqui

 

Reportagem do dia 25/11/2015: Clique Aqui

Fotos: Redação da TV CMN

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 Comentários

  1. Eu venho chama atenção das autoridades do município ki tem gente ki nao trabalhar no samu e usa uniforme do samu e anda nas viaturas como se fosse funcionario secretário de saude olha pra isso fico grato.

  2. Sabemos da boa vontade e do profissonalismo dos Bombeiros e do samu de Aguas lindas de goias vimos o descaso dos nossos governantes com essas duas instituiçoes que salvam vidas semdo deterioradas por estes politicos principalmente o nosso samu.

  3. Triste de se ver… Nem podem dizer que é mentira. Porque minha prima a pouco tempo atrás sofreu um acidente de moto na avenida do jd brasilia. Ligamos por diversas vezes na samu que disse que estava encaminhando uma viatura que nunca chegava. Devido ao tempo. Populares resolveram levar ela de carro. Colocando a vida dela em serios risco. Quando saimos em direção ao hospital. Vimos a viatura quebrada as margens da BR 070, e os socorrista nos afirmou que havia quebrado no caminho e havia apenas duas viaturas rodando. Como havia quebrado uma so ficou uma rodando. Triste o tamanho descaso com nossos herois. Policias. Bombeiros e Samu. Tem que ser olhado com mais carinho. Oferecendo viaturas de qualidade. Forma digna de trabalho para nossas herois. Que dão suas vidas por vidas

Deixe uma resposta