Greve dos bancários completa 29 dias e deixa agências fechadas em GO – TV CMN – Canal Municipal de Notícias
Enviado no dia 04/10/16 12:03:26 - Atualizado em 04/10/16 às 12:03:27
Greve dos bancários completa 29 dias e deixa agências fechadas em GO
Categoria pede reajuste salarial e melhores condições de trabalho no país. Veja orientações para o pagamento de contas durante a paralisação.
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greve01A greve dos bancários completa 29 dias nesta terça-feira (4) com a maioria das agências goianas fechadas e sem previsão de acordo. O Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás calcula que a adesão chega a 75% nas unidades da rede pública e a quase 100% na rede particular.

Os bancários iniciaram a greve em Goiás no dia 6 de setembro, aderindo à paralisação nacional da categoria. O ato já é mais longo do que o realizado no ano passado, que durou 21 dias.

“Devido à alta procura do autoatendimento está tendo falta de envelope, sistema caindo, fica fora do ar e o serviço dentro das unidades não está sendo feito”, declarou o presidente do sindicato, Sérgio Luiz da Costa.

Em nota, a Associação de Bancos de Goiás, Tocantins e Maranhão (Asban) orienta a população que, durante o período de greve, “utilize meios alternativos, como casas lotéricas, caixas eletrônicos, internet, aplicativos de celular, para pagamento de carnês e contas de água, energia, telefone, entre outros” (veja abaixo mais orientações para os consumidores).

Proposta recusada
Representante dos bancos, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ampliou na última  quarta-feira (28) a oferta de abono para R$ 3,5 mil, com mais 7% de reajuste, extensivo aos benefícios. Também propôs que a convenção coletiva dure dois anos, com garantia, para 2017, de reajuste pela inflação acumulada e mais 0,5% de aumento real.

Segundo a Fenaban, a proposta “garante aumento real para os rendimentos da grande maioria dos bancários e é apresentada como uma fórmula de transição, de um período de inflação alta para patamares bem mais baixos”.

A proposta, no entanto, foi recusada. A categoria já havia rejeitado a primeira proposta da Fenaban – de reajuste de 6,5% sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil. A proposta seguinte, também rejeitada, foi de reajuste de 7% no salário, PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche, além de abono de R$ 3,3 mil.

Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial – no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) -, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

Orientações
Confira abaixo algumas orientações dos Procons, do Idec e da Febraban para que o consumidor não seja prejudicado durante a greve:

Greve não afasta a obrigação de pagar em dia. Para não ser cobrado de eventuais juros, o consumidor deve ficar atento aos prazos de vencimento das contas.

– Use os caixas eletrônicos
Correntistas podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Vale lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e que o valor para saque diurno varia dependendo da instituição. Verifique também os limites da sua conta corrente para pagamentos em caixa eletrônico.

– Solicite outras opções de pagamento
É responsabilidade do fornecedor oferecer meios alternativos para que o pagamento possa ser feito. Em caso de dificuldade, entre em contato com a empresa credora e solicite outras opções para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.

– Fale com o SAC do seu banco
Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco e pergunte se há alguma outra agência próxima operando que possa atendê-lo. Algumas operações, como pagamentos de contas e transferências podem ser feitas, também, pelo telefone.

– Documente suas solicitações
O consumidor deve documentar os pedidos de opções alternativas para quitar o débito, enviando um e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo, pois caso o fornecedor não disponibilize opções, poderá reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.

– Locais de pagamento alternativos
Algumas redes de supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos de concessionárias de serviços públicos, como água, luz, gás e telefone.

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Cuidado com golpes
Na falta de funcionários da instituição bancária, para sua segurança, nunca aceite ajuda de estranhos ao usar os caixas eletrônicos. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do correntista.

 

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1 Comentário

  1. Faço tudo pelo celular, então nem estou sendo prejudicado com essa greve… Os bancos deveria lançar campanha informativas para que seus cliente começassem a usar o celulares pra transações financeiras é muito pratico, seguro é fácil de usar.

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