JAC Motors vai instalar em Goiás sua primeira fábrica no Brasil – TV CMN – Canal Municipal de Notícias
Enviado no dia 19/12/17 18:10:03 - Atualizado em 19/12/17 às 18:11:14
JAC Motors vai instalar em Goiás sua primeira fábrica no Brasil
Companhia pretende começar montagens dos carros nos próximos dois anos. Previsão é de produzir 35 mil unidades por ano e gerar 820 empregos.
  • 5
  • 1.619
  • TV CMN

A empresa Jac Motors vai instalar, em Goiás, a primeira montadora da marca no Brasil. A companhia informou que ainda avalia algumas cidades do estado para receber a fábrica. Entre as possibilidades estão Itumbiara, no sul do estado, e Anápolis, a 55 km de Goiânia.

A previsão é começar a montagem em dois anos. A marca chinesa já tinha anunciado a construção de uma fábrica no país em 2012, na Bahia, mas desistiu daquele plano no ano passado.

Segundo a companhia, a unidade em Goiás deverá gerar 820 empregos diretos e indiretos. A previsão da Jac é produzir até 35 mil carros por ano.

Os modelos que sairão da primeira fábrica brasileira da marca ainda não foram todos divulgados. O único confirmado é o SUV T40, que atualmente é importada.

Para a implantação, a empresa informou que deve investir R$ 200 milhões. No plano inicial da fábrica na Bahia, havia sido anunciado um investimento de R$ 1 bilhão.

Queda das chinesas

A mudança de planos da Jac aconteceu em meio à queda nas vendas das marcas chinesas no Brasil. Ela chegou ao país em 2011, com a abertura de 46 concessionárias de uma vez. Naquele ano, emplacou 23,7 mil carros.

No entanto, logo no final de 2011, o governo brasileiro anunciou aumento de 30 pontos percentuais no IPI para carros importados, a fim de combater, justamente, o crescimento dos chineses nas vendas.

Desde então, as vendas da Jac declinaram, assim como o mercado geral de veículos novos.

Montadoras

Segundo o governo de Goiás, o estado abriga quatro montadoras: Caoa Hyundai, Mitsubishi, Suzuki e John Deere. A Caoa Hyundai deverá passar a produzir também carros da Chery, após comprar 50% da operação da marca chinesa.

Reportagem do G1go

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • tecelana 600x300

5 Comentários

  1. Àguas Lindas podia receber esta montadora e gerar muitos empregos pois é uma cidade bem localizada, cortada por uma BR e próximo a capital e de Goiânia mas, falta empenho da classe politica para articular a vinda desta fábrica.

  2. Que pena que aqui em Águas Lindas não tem incetivo fiscal e nem iniciativa do prefeito e seus vereadores para grandes empresas como essas vim para nossa cidade e gerar emprego que tanto precisamos, ou quando aparece algum empresário querendo montar algo em nossa cidade,ainda tem quem dificulte o processo de liberação!

    • Prova dessa burocracia seria a implantação do Atacadista Dia dia que segundo o que fiquei o senhor prefeito da cidade que é dono de supermercados naquela região está dificultando à ida desta do ramo de supermercados à cidade da burocracia e propina. Águas buracos

  3. bem que aguas lindas poderia mostrar que tem politicos que pensa na cidade e incentivar uma fabrica como essa a montar sua estrutura aqui na cidade

Deixe uma resposta