Jovens se perdem em Gruta dos Ecos e são resgatados – TV CMN – Canal Municipal de Notícias
Enviado no dia 22/12/15 13:04:28 - Atualizado em 22/12/15 às 13:04:28
Jovens se perdem em Gruta dos Ecos e são resgatados
  • 0
  • 2.964
  • TV CMN

Gruta-2

As 9h da manhã desta segunda-feira (21), três jovens foram resgatados pelo Espeleo Grupo de Brasília – EGB após permanecerem 17 horas presos no interior da caverna Gruta dos Ecos, em Cocalzinho-GO. Os rapazes, com o intuito de explorar a gruta, separaram-se do grupo principal a que pertenciam e embrenharam-se por dentro da cavidade portando iluminação inadequada para a atividade. Desconhecedores da caverna e sem luz suficiente para se orientarem  acabaram ficando preso em uma das galerias mais profundas da gruta. Após perceberem o grande perigo que corriam ao tentar se deslocar sem iluminação suficiente, escolheram um lugar seguro, alto e seco onde permaneceram 17 horas a espera de socorro.

As vítimas que foram resgatadas em boas condições  física e psicológica  não possuíam conhecimentos técnicos em espeleologia e entravam em caverna pela primeira vez.

O alerta de resgate.

As 18 horas do domingo, ao saírem da caverna o grupo de amigos que visitava o local notou a falta dos três rapazes e pediu ajuda por telefone ao grupo de excursionismo Pé na Trilha, que realizou ao fim da noite uma primeira busca na caverna, contudo sem êxito. Uma guarnição do CBMGO chegou ao local de madrugada, mas constatou a falta de equipamentos para uma busca em ambiente de cavernas, solicitando ao Pé na Trilha o acionamento do Espeleo Grupo de Brasília – EGB para realização de busca minuciosa na caverna. As 2:30h desta segunda duas equipes de reconhecimento do EGB, formadas por espeleólogos experientes, deslocaram-se para o local. As buscas iniciaram-se as 4:30h e enceram-se as 8:30h com a localização das vítimas e retirada de dentro da caverna. O trabalho de resgate transcorreu sem incidentes e contou com o envolvimento de todo o quadro de sócios do EGB, com a mobilização de 5 espeleólogos nas atividades na gruta e outros 14 no sobreaviso em Brasília para eventual necessidade de remoção de vítimas por meio de maca.

Fonte: TV GIRASSOL / Willamy Saboia de Amorim / Espeleologo coordenador do resgate.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • Academia dentro

Deixe uma resposta