Polícia decide punir delegado que fez transferência de presos a pé – TV CMN – Canal Municipal de Notícias
Enviado no dia 13/05/15 10:09:57 - Atualizado em 13/05/15 às 10:09:57
Polícia decide punir delegado que fez transferência de presos a pé
  • 6
  • 2.938
  • TV CMN

A Polícia Civil decidiu remover o delegado de Planaltina após repercussão de transferência de presos a pé pela cidade (Foto: R7 - Distrito Federal)

A Polícia Civil decidiu remover o delegado de Planaltina após repercussão de transferência de presos a pé pela cidade (Foto: R7 – Distrito Federal)

O delegado de Planaltina, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal, Cristiomário Medeiros, será punido pelo comando da Polícia Civil depois que decidiu transferir 18 presos da delegacia do município para a cadeia pública a pé na manhã da quarta-feira (6). Ele será removido para outra cidade, apurou o R7.

A sindicância para averiguar a conduta do delegado será oficialmente aberta nesta terça-feira (12) pela Polícia Civil em Goiânia (GO) depois que a Delegacia Regional de Formosa (GO) despachar a documentação referente ao caso. Na opinião dos delegados hierarquicamente superiores a Cristiomário, a imagem da Polícia Civil foi atingida pela grande repercussão que o caso teve no Estado e não restaria outra resposta à sociedade que não a sua remoção do posto.

A transferência de Cristiomário não dependerá, entretanto, da conclusão da sindicância. Para o comando da corporação, ele agiu fora dos padrões de segurança ao andar pelas ruas da cidade com os detentos em vez de utilizar as três viaturas que dispunha para cumprir o trajeto de aproximadamente dois quilômetros entre a delegacia e a cadeia.

Segundo o porta-voz da Polícia Civil, delegado Norton Luiz Ferreira, a sindicância tem prazo de 60 dias para apontar resultados, mas a apuração deve ser concluída muito antes disso. Ele disse que o delegado de Planaltina terá oficialmente o direito de defender os motivos que o levaram a decidir por conduzir os presos a pé. A apuração, porém, deve indicar a ocorrência de “ilícito administrativo” por parte do delegado e por isso será instalado um processo administrativo disciplinar que culminará com a punição.

O delegado Cristiomário Medeiros não quis se pronunciar sobre a decisão da Polícia de transferi-lo. Ele disse que não falará mais sobre o assunto em respeito à hierarquia. Na semana passada, o delegado afirmou ao R7 que esperava por alguma punição, mas não quis especular sobre qual seria. Ele também disse que optou pelo deslocamento a pé para ganhar tempo e porque as viaturas estavam sendo usadas para transportar os pertences dos encarcerados. Ele disse ainda que cumpria determinação judicial de esvaziar a delegacia por falta de condições de segurança.

Foto: Brasilinha Urgente

Foto: Brasilinha Urgente

A transferência para outro município ainda não definido pode prejudicar as possíveis pretensões políticas do delegado. Diante das especulações de que ele seria candidato a prefeito de Planaltina nas eleições do ano que vem, Cristiomário não as desmentiu e disse que candidatar-se “é um direito”, já que é morador da cidade.

Fonte: R7 – Distrito Federal

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

6 Comentários

  1. ai a justiça quer punir o delegado só porque ele fez uma ação dessa ? cara eu vou te dizer esse brasil é uma merda mesmo quer dizer que teria que transporta umas pessoas dessas de que ? de range rover evoque é ?? parabéns ao delegado pq se force eu eu faria o mesmo iria de pézão mesmo….. quer trata marginal bem #adote e leva para casa…..

  2. EU NÃO ENTENDO PORQUE PUNIR O DELEGADO POR ESTÁ CUMPRINDO UMA DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA. É UMA GRANDE PENA QUE FORAM APENAS DOIS KM QUE OS %$#@# DOS PRESOS TIVERAM QUE CAMINHAR.O CERTO MESMO É QUE ELES DEVERIAM TER IDO CAMINHANDO ATÉ GOIANIA E POR ONDE FOSSE PASSANDO TAPASSE OS BURACOS DA PISTA E ROÇASSE O MATO ALTO DA BEIRA DA ESTRADA.

  3. ESSE GOVERNO DEVERIA TER VERGONHA NA CARA, PUNIR O DELEGADO POR FAZER O SEU TRABALHO, PQ O NOSSO GOVERNADOR ” MARCONI PERILLO NÃO DA ASSISTÊNCIA A POLICIA DO GOIAS” ESSE POVO SO LEMBRA DA POPULAÇÃO NA HORA DE PEDIR VOTOS, ISSO AI É PRO POVO ABRIR O OLHO E COMEÇAR A VOTAR CERTO. PARABENS AO DELEGADO….

  4. SÓ PARA TÍTULO DE CONHECIMENTO A DPOE OU SEJA O DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS SITUADA EM BRASÍLIA, NA PAPUDA, É REFERENCIA NO BRASIL É FATO.

  5. O DELEGADO AI DE PLANALTINA DE GOIÁS PEDIU APOIO DE GOIANIA MAIS FOI NEGADO ELE PEDIU UM ÕNIBUS NOVAMENTE RECUSADO,AI SE EU FOSSE ELE TINHA PEDIDO AJUDA AO DPOE GRUPO ESPECIALIZADO CUJO A SEDE É NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DA´PAPUDA EM BRASÍLIA.POIS SEM VAIDADE E ORGULHO, É QUE VAMOS AMENIZAR ESSA SITUAÇÃO CAÓTICA QUE SE ENCONTRA, O NOSSO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO BRASIL, EM ESPECIAL O DO ESTADO DE GOIÁS.

Deixe uma resposta